Exploração urbana

Quinta-feira passada participei de uma visita guiada pela sub-bacia do Arroio Dilúvio, organizada pelo pessoal do projeto de pesquisa e ação “Habitantes do Arroio”, atividade em parceria com a Bienal do Mercosul (mais informações aqui). A primeira parada foi na Ponte de Pedra (perto da Av. Borges de Medeiros), onde, antigamente, passava o arroio. Depois fizemos várias paradas na Avenida Ipiranga e então no Beco dos Marianos, onde a paisagem muda drasticamente e o que predomina é um ar rural, com mais árvores e casas. O encerramento foi na foz, próximo ao anfiteatro pôr-do-sol.

Visita_guiada_Diluvio-1

Eu acabei indo nessa visita porque meu trabalho de conclusão  é sobre o Dilúvio, então todas as informações que vierem (e vieram), vem bem. Mas chegando lá, encontrei um bocado de pessoas, cada uma com interesses diferentes, algumas eram jornalistas que estavam escrevendo sobre o passeio ou colhendo informações para um livro, outras queriam rever locais onde moraram e tinha gente (a maioria) que estava lá simplesmente por curiosidade, porque queria conhecer mais o tal arroio que atravessa Porto Alegre.

Visita_guiada_Diluvio-2

Admito, admirei. É raro encontrar pessoas que têm interesse em conhecer mais a fundo o lugar que vivem, o seu bairro, a sua cidade, explorar o ambiente um pouco além do trajeto casa-trabalho-faculdade-casa.  Acho que um pouco disso vem da nossa cultura que desde cedo nos faz acreditar que o vem de fora é melhor, mais bonito e interessante, somado ao fato de que as pessoas nunca tem tempo pra nada e quando tem algum, ninguém quer conhecer a própria cidade e sim ir pra praia, pra serra…

Visita_guiada_Diluvio-3

Além de ser um passeio barato (pra muito lugares dá pra ir de ônibus de linha mesmo), conhecer a cidade é rápido, já que é dentro da própria. Ah e não precisa de muito planejamento: no próximo fim de semana é só ir num parque que não é o de costume, ou então um barzinho em outro bairro…. O lance é conhecer o desconhecido.

Fotos e texto: Thais Brandão
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s