O ócio nosso de cada dia

Hoje amanheci sem planos. Fiz meu zazen até as 8h30m  e saí para correr na Redenção.  Voltei e acabei passando o resto da manhã lendo jornais, respondendo e escrevendo emails e twittando. Aí a Thais fez uma boa surpresa e veio almoçar aqui, assistimos demoradamente à tevê, e depois fomos ao campus do Vale pegar uns livros que nem planeja pegar e encontrar amigos que coincidentemente estavam lá. Voltei agora há pouco.

Em resumo: a semana começou com pouco – ou quase nenhum – trabalho e muita curtição. Bem ao contrário da tendência comportamental publicada em uma matéria da ZH  de hoje, que a Thais leu para mim enquanto eu preparava nosso almoço. Segundo o jornal, o excesso de trabalho é maior causador de stress em Porto Alegre do que a violência. Mais de 20% da população afirma viver na iminência de um ataque de nervos, e metade desta só consegue relaxar tomando remédios.

pausa para observação: ironicamente, o jornal em questão pertence a um grupo de comunicação que faz alguns de seus funcionários trabalharem mais de dez horas por dia e já sofreu um processo em SC por trabalho escravo.

Não ficaremos ricos, é verdade, mas é bem provável que ninguém que trabalha honestamente ficará algum dia – seja trabalhando pouco ou muito. A conduta de excesso de trabalho não é apenas equivocada: é verdadeiramente criminosa, pois faz com que outras pessoas fiquem sem trabalho algum.

Da próxima vez que alguém se atrasar para um compromisso contigo e se justificar dizendo que precisou ficar até mais tarde no trabalho, seja firme, olho nos olhos  e diga a verdade: “por favor, não seja mais imbecil assim”. Libertem-se dos patrões – principalmente dos patrões que cada um carrega dentro de si. Vadiem bastante e sejam felizes.

Texto: Ale Lucchese
Anúncios

Um comentário sobre “O ócio nosso de cada dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s