Fotógrafos-que-nos-fazem-viajar: Otto Stupakoff

otto

A verdade é que demorou para Otto Stupakoff aparecer aqui n’Os Estrangeiros. Talvez, se não fosse Stupakoff, este blog nem existiria. Foi ao ler na casa de um amigo o texto de abertura de um livro do fotógrafo editado pela Cosac Naify, que percebi o quanto eu era bunda-mole – não que eu seja muito menos agora – e que enorme mundo existe aí para ser desbravado.

E foi com esse livro, dois ou três dias depois, que presenteei Thais pelas festas de fim de ano. E, logo após a leitura em voz alta de suas primeiras páginas, estávamos irremediavelmente contaminados pelo desafio de pegar a estrada e descobrir a terra – ainda que não tivéssemos percebido isso naquele momento.

Stupakoff é bastante conhecido por seu trabalho relacionado à moda. E também por ter fotografado muitas celebridades. Dizia o fotógrafo que sabia lidar com gente difícil, por isso lembravam dele quando alguém precisava retratar alguma estrela. Mas Otto também era cascudo em longas jornadas morando com esquimós, viu a aurora borealis, foi preso no Camboja, foi casado com uma miss universo que faleceu tragicamente… Otto viveu intensamente.

jack_nicholson_por_otto_stupakoff

Mesmo sua morte discreta, solitário em um flat em São Paulo, em abril deste ano, causou muito barulho. Além de sites e publicações sobre fotografia pagarem longos tributos, aconteceram diversas exposições aqui no Brasil e ao redor do mundo, e mais um livro permeado de seus cliques ganhou as livrarias: “Seqüencias”, editado pelo Instituto Moreira Salles. Pois que continue assim viva essa alma, fazendo o que sabia fazer melhor: despertar outras almas.

oto

Otto8

Texto: Alexandre Lucchese
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s