A Bíblia na moda

Dentre as coisas do mercado literário que tem despertado minha veia consumista estão dois títulos que remetem ao Antigo Testamento: a graphic novel de Robert Crumb que reconstrói o Gênesis, e o Caim de José Saramago. E essa semana ainda comecei a ler Teoria da Viagem, de Michel Onfray, que começa – adivinhem! – no Velho Testamento, evocando o mito de Caim para trabalhar o arquétipo do viajante.

Devo confessar que me dá uma certa esperança na vida – provavelmente ingênua, eu sei – ao ver um texto que reconstrói e aglutina milênios de mitos e sabedoria humana sendo encarados neste momento com olhar literário. A Bíblia não só nos compilou, como também nos inventou – e por isso talvez seja um texto relevante demais para ser usado apenas como material publicitário de igrejas. Vos convido a ler, interpretar, nos reconhecer, nos orgulhar, nos envergonhar. Pregar? Sim, pregar também, por que não? Mas ler antes de pregar.

Nesse sentido, o livro de Crumb talvez seja o mais interessante, pois simplesmente nos estrega o texto tal como ele é, ao mesmo tempo que nos livra das amarras imaginativas em relação ao “sagrado”, dando um empurranzinho para a imaginação leitora através dos desenhos. Já o clima de acerto de contas com Deus, que vem implícito nas resenhas sobre Saramago, é bem condizente com sua personalidade ranzinza, mas o velho não é tão totalitário quanto tentam vender – ou pelo menos sua literatura não é. Enfim, vale a pena conferir, até porque Saramago nunca é uma leitura ruim. Quanto ao Onfray, certamente Teoria da Viagem terá mais espaço aqui neste blog: é um livro generoso e intenso.

Pois é, pra quem se interessa pelo assunto, o negócio é procurar também um exemplar de Esaú e Jacó, onde o Machado de Assis trata do mito de Caim e Abel. Ah, sim, e tem os próprios Antigo e Novo Testamentos para ler – e vamos combinar que esses dois são livros bem fáceis de achar…

Texto: Ale Lucchese
Anúncios

2 comentários sobre “A Bíblia na moda

  1. Comprei ontem o Caim, do Saramago. To esperando chegar. É um livro que cria uma expectativa mto grande, um pouco tambem por conta do Evangelho segundo jesus Cristo, que é fantastico. O Vaticano já tá descendo a lenha no Saramago, o que tambem é um bom sinal.
    hehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s