Os “parceiros”

liv_cultura

Esse lance de fazer blog talvez seja uma das coisas mais importantes e prazerosas que nós, blogueiros,experimentamos. Além disso, cumpre uma função social importantíssima: os manos do Jornalismo B estão sempre espiando e levantando as safadezas da grande imprensa, assim como popularizam as boas alternativas jornalísticas; O Dilúvio está sempre na militância cultural e contracultural, divulgando o copyleft, mantendo um olhar aceso sobre a política; o Ponto de Vista segue balançando nosso olhar viciado, nos fazendo descobrir o mundo em que vivemos; nós aqui d’Os Estrangeiros buscamos sempre demonstrar ao público que é possível remar contra a maré e apostar na estrangeirice como uma forma de desobedecer e viver a vida além da redoma…

Enfim, em poucos minutos consegui citar vários veículos – mas existem muitos mais – que vão bem além do conformismo da grande mídia, todos com um público fiel, diversificado e qualificado. Pois bem, apesar de ter conteúdo e público qualificado, essas iniciativas ainda não geram renda – com poucas excessões. Mas é claro que alguns rapineiros já crescerem o olho e tentam se aproveitar dessa carência. Um exemplo disso são os programas de “parceiros” propostos por grandes empresas como Livraria Cultura, Dell, Lojas Americanas, Submarino, etc. Se você pensou em colocar um anúncio deles no seu blog, pense melhor: é bem provável que você conclua que não vale a pena.

Esses programas funcionam de maneira bem simples, você coloca um banner no teu blog ou site e eles não te pagam praticamente nada em troca. Sim, dessa forma mesmo. Explicando melhor: você receberia de 4% a 6% do valor de uma compra feita a partir do seu site; ou seja, se alguém clicar no banner, entrar no site do “parceiro” e comprar. Na prática, se alguém entrar no teu blog e clicar no anúncio da Cultura e comprar um livro de R$ 30,00, você receberá em torno de R$1,50. E se alguém entrar lá, ver o livro, se interessar por ele e depois comprar na loja? Aí você não ganha absolutamente nada.

Imagine que seu blog é uma espécie de revista ou jornal, e você coloca todos os dias na capa dessa publicação um anúncio bem visível de uma empresa, e ainda corre o risco de não receber nada em troca. imaginou? Pois é isso que acontece. E é profundamente injusto, visto que, ao colocar um anúncio no seu site, você empresta o prestígio do seu veículo para essa empresa, você demonstra de modo subjetivo que confia nela, assim como seus leitores confiam em você, você bota bem na frente do teu leitor diariamente o nome desse anunciante, popularizando ou reafirmando esse nome na mente dele. E isso é muito valioso para ser sub-remunerado dessa forma. Nenhum jornal é remunerado conforme o número de vendas imediatas que faz a partir de um anúncio: o teu blog também não pode ser.

Portanto, se você crê no conteúdo que veicula em seu blog, se você vê valor nele, não entre nessa barca furada de “parceiros”. Os empresários já se deram conta que a internet é sim um grande canal de publicidade, eles só não destinam mais verba para ela pois somos tão desorganizados que nos permitimos nos vender por migalhas.  Só negando esse tipo de iniciativa é que eles vão perceber que não estão lidando com gurizada, e sim com gente que luta e se desgasta para fazer um trabalho de alta qualidade, que respeita seus leitores, e que tem uma audiência crescente, qualificada e bem definida.

p.s.:  se a situação estiver mesmo preta pra ti e você necessitar urgentemente de 5% de desconto num livro ou outro produto, coloque um anúncio da livraria do teu bairro no teu blog, duvido que eles vão negar uma pequena troca como essa. Se for pra trabalhar por pouco retorno financeiro, que seja então por uma iniciativa que descentraliza a cultura, e não por uma megacorporação que quebra essas pequenas células de troca de ideias.

*Blogueiros, se possível, divulguem esse texto em seus veículos. Só popularizando esses debates poderemos fazer crescer mais e mais nossas inciativas.

Texto: Ale Lucchese
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s