Fotógrafos-que-nos-fazem-viajar: Loretta Lux

Vou ser sincero com vocês: não venho acompanhando como gostaria o mundo fotográfico. E foi pensando nisso que minha sempre atenciosa companheira Thais, centro-avante da nossa editoria de fotografia, veio estender a mão para me salvar do abismo de letras em que eu me encontrava e lembrar que existem outras imagens além das tipográficas. E o resgate veio através de uma simples frase: “saca só o trabalho dessa mina“.

hush300

A mina em questão é essa aí de cima é Loretta Lux, alemã que usa o retrato como meio de expressão artística. Seu trabalho é moroso, demoraaaado – às vezes pode passar um ano inteiro para produzir três ou quatro fotos, mas atinge suas expectativas pessoais: alcança a aura de pinturas que lembram o Romantismo.

E não é só Loretta que parece estar feliz com seu trabalho. Com o reconhecimento internacional, ela foi uma das principais estrelas do Paraty em Foco – o mais conhecido evento sobre fotografia do Brasil, que encerrou sua edição de 2009 na semana passada. Hospedando-se fora de Paraty e fazendo questão de não ser fotografada nem filmada, sua reclusão também contribuiu para criar expectativa em torno de si. Quando subiu no palco para falar de seu trabalho, não decepcionou. O relato de Clicio Barroso, que esteve lá, é sensacional: leia aqui.

Para sacar melhor qual é a da mina recomendo duas entrevistas: essa e essa outra. Curtam.

©Loretta_Lux

Dove 300

lux1

©Loretta_Lux

Fotos: Loretta Lux
Texto: Ale Lucchese
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s