Abrindo as porteiras

Passaporte

Em termos de documentação, para alívio d’Os Estrangeiros, viajar pela América Latina é bastante fácil. Na verdade, você não precisa nem de passaporte para alguns países, e são apenas nove as nações que exigem visto consular de brasileiros.

Na América do Sul, o Mercosul facilita a vida. Nos países quem fazem parte da mercado comum, você só precisa de cédula de identidade para entrar. Ou seja, não esquente a cabeça com passaporte para Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela. De resto, tudo pode ser resolvido com um simples passaporte, com exceção da Guiana – única nação a exigir visto na América do Sul.

Já na América Central, o planejamento exige mais cuidados. São sete os países que exigem visto: Cuba, El Salvador, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá e Rep.Dominicana. Também no México é necessário visto.

Fiz meu passaporte há pouco tempo. Foi super fácil: entrei no site da Polícia Federal, agendei uma entrevista, paguei uma taxa no banco, aí fui lá no dia da entrevista levando uns documentos. Entre entrar no site e pegar o passaporte pronto demorou pouco mais de uma semana.

A tal “entrevista” consistiu em apresentar uns documentos – identidade, comprovante de residência, cpf… -, tirar uma foto digital e observar  as funcionárias falando dos jogadores de futebol que foram lá fazer o passaporte – parece que esse é o assunto de predileção das mocinhas.

Passaporte_2

Então vamos recapitular:

Países da América Latina que exigem apenas documento pessoal (cédula de identidade): Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela.

Países da América Latina que exigem documento pessoal, passaporte e visto : Guiana, Cuba, El Salvador, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá, Rep.Dominicana e México.

Países da América Latina que exigem apenas documento pessoal e passaporte: todos os outros.

Fica relax e boa viagem!

Fotos: Thais Brandão
Texto: Ale Lucchese
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s