Fotógrafos-que-nos-fazem-viajar: Sebastião Salgado

Hoje os estrangeiros iniciam mais uma sériebiografia-de-sebastiao-salgado (ontem foi a vez de “Os estrangeiros entrevistam” ) onde iremos mostrar fotógrafos que nós adoramos. Além de fazerem um trabalho muito massa, de serem pessoas que vivem de acordo suas próprias leis (isso é fundamental!), adoram pegar a malinha e cair na estrada. Hoje, pra começar bem, iniciamos com ninguém menos que Sebastião Salgado.

Tião – como é carinhosamente apelidado – definitivamente é o cara. Ainda trabalhando como economista para a Organização Internacional do Café e residindo em Paris, foi, a trabalho, para a África, levando uma maquineta emprestada da mulher Lélia. Lá fotografou muito e se apaixonou pelo ofício. Viu que a atividade poderia ser um instumento de denúncia da situação de miséria e fome de milhares de africanos que encontrou nessa jornada.

Abandonou a economia e passou a atuar profissionalmente como fotógrafo na Europa, primeiramente para a agência Sygma, após a Gamma e finalmente a Magnum. Cobriu diversos acontecimentos ao redor do mundo, tais como as guerras na Angola e no Saara espanhol, o seqüestro de israelitas em Entebbe e o atentado contra o presidente norte-americano Ronald Reagan, seu grande furo de reportagem. Tião, por um infortúnio, não conseguiu entrar no hotel onde estava o então presidente. Contudo ao sair, Reagan foi alvo de tiros por parte de sindicalistas. Salgado, bem posionado na rua, fez as melhores fotos e as vendeu para o mundo todo.

reagan3

Paralelamente ao trabalho fotojornalístico, Sebastião desenvolveu um engajado fotodocumentarismo, onde retratou as vítimas da seca no Sahel ao acompanhar o grupo francês Médicos Sem Fronteiras, povoados remotos na América Latina no trabalho intitulado “Outras Américas”, luta pela terra no Brasil em “Terra”,  a vida de refugiados e migrantes de diversos países do mundo em “Êxodos e crianças”, etc. Sempre buscando entender as diferentes realidades com as quais se deparava, integrando-se às pessoas comuns de uma forma bastante simples e natural, sem ostentação, além de trabalho duro e intenso.

salgado_covers

salgado_sebastiao_2007_6_1

Texto: Thais Brandão
Fotos: Sebastião Salgado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s