Rio Grande do Sul Adentro

Juntar três amigos, cinco cavalos, dois cuscos e se atirar pelo Rio Grande do Sul para fazer 600 quilômetros em 13 dias de cavalgada tem tudo para ser uma grande aventura. E foi. Imagine o sufoco que deve ter sido para três rapazes-de-vinte-e-poucos-anos já acostumado com a rotina de Santa Maria sair pela grota gaúcha sem saber direito como arranjar comida, tendo que mendigar pouso, cuidar dos cavalos e descobrir rotas e caminhos possíveis de seguir com os animais pelos descampados.

É para reconstruir e fixar a memória dessa ensandecida  jornada que nasceu o livro Terra Adentro, obra dos guapos Tau Golin, Pedro Luiz Osório e Sérgio Metz. A viagem rendeu uma longa matéria assinada pelos três no Caderno de Sábado do Correio do Povo, ainda em 1980, ano que realizaram a empreitada. Esta matéria está na íntegra no livro, junto com outros causos da viagem.

Constituído de muitos fragmentos, há alguns trechos da obra mais brilhantes que outros. Mas vale a pena atravessar os trechos áridos: a prosa alcança uma beleza tão delicada em alguns momentos que conseguimos sacar que algum encanto abençoou a rota desses cavalheiros.

O trio se define como três “práticos da política” que queriam conhecer e vivenciar a cultura da terra que lhes deu a vida. E por isso toparam esse desafio, deixando o conforto familiar para queimar assim seus dias de férias e suas economias. Só por essa inusitada e perspicaz coragem, esse livro já deveria ser lido. Não é todo dia que alguém sai de casa para descobrir o Rio Grande do Sul.

Texto: Ale Lucchese
Anúncios

Um comentário sobre “Rio Grande do Sul Adentro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s