Zen: a vida de Dogen Zenji

dogen-zenweb1

Zen é um filme estranho. Não o filme em si, mas o que o envolve. É incrível que uma megaprodução como essa não tenha um site, e nem mais que uma ou duas imagens em toda web com as quais interessados possam saciar sua curiosidade e jornalistas, cinéfilos ou zen-budistas possam ilustrar textos em seus blogs. Ao menos tem um trailer no youtube.

Mais estranho que isso é que um filme como esse, lançado no oriente ainda este ano, sem atores conhecidos do público ocidental e sem previsão de lançamento em cinemas, tenha sido super fácil de ser baixado na internet, e  também que pude assisti-lo com ótimas legendas em português.

A explicação para isso talvez seja a forma como o longa consegue dar conta da vida de Dogen Zenji, mestre precursor que difunde o zen budismo no Japão. Com sua mochila de madeira nas costas e a ideia de buscar a verdadeira religião na cabeça, ele sai de sua terra natal no Japão e encontra a iluminação na China. Ao voltar para o seu país, Dogen ainda enfrenta inúmeras dificuldade para execer e difundir o zen.

A narrativa é sóbria, o herói não é inteiramente romantizado, embora leve sim a marca de herói. É uma densa biografia cinematográfica que parece ter escolhido os episódios certos para exibir ao espectador para que este não se canse com tanta informação e nem reduza tudo a espetáculo. Equilibrado e sóbrio, cheia de dor, alegria, paz e aventura, Zen tem tudo que um filme assim intitulado poderia sugerir.

Agradeço imensamente Michel Seikan pelas legendas.

Anúncios

2 comentários sobre “Zen: a vida de Dogen Zenji

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s