Flâneur lomográfico

wu1

Wladymir Ungaretti coleciona horas e horas de olhares, conversas e imagens pelas ruas de Porto Alegre. Jornalista e professor universitário, Ungaretti dedica sua vida a aguçar o olhar crítico de seus alunos e leitores em relação à grande imprensa, assim como busca construir uma prática diferenciada do ofício – tanto na apuração, quanto em texto e imagens.

O estilo flâneur tem se firmado na virada editorial do seu blog Ponto de Vista, projeto que já completou seu terceiro aniversário. A câmera de Ungaretti não é uma barreira, e sim um instrumento que o ajuda a se aproximar dos personagens que encontra pelas calçadas. E também não é uma máquina de alcançar resultados, e sim uma peça que desvela e o faz mergulhar ainda mais fundo na verdade labiríntica que se esconde por trás desta selva de pedra.

O ensaio abaixo é resultado dessa prática. Feito com uma câmera lomográfica  – Holga, filme negativo 120, Iso 400 -, vemos a grande angular de plástico abaular construções, saturar cores e aprofundar contrastes, fazendo o observador repensar e redescobrir a paisagem.

Desde 1973, quando comprou sua primeira Pentax na lendária casa Cambial, Ungaretti vem colecionado negativos e mais negativos de Porto Alegre – ele estima ter em torno de seis mil fotogramas. Ainda é preciso somar as imagens digitais – sim, o flâneur chegou a ter uma Mavica (aquela câmera que funciona com um disquete), e continua acompanhando e experimentando novas  (e velhas) tecnologias.

wu2

wu3

wu4

wu5

Veja e leia mais no blog Ponto de Vista.

Fotos: Wladymir Ungaretti
Texto: Ale Lucchese
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s