Sábado no parque

IMG_7997

Sábado 15 de agosto de 2009. Um oásis de calor em meio ao inverno rigoroso. De um dia para o outro, deixo  a grossa camisa de lã da fronteira – verdadeiro cobertor com colarinho e rústicos botões – que vinha usando nas duas última semanas e me ponho a procurar uma camiseta de mangas curtas que não cheire a mofo – meu armário é um recuo dentro de uma parede de alvenaria que condensa umidade. Não fui ousado a ponto de procurar uma bermuda. Me arrependi.

Gosto de acompanhar Thais em seus trabalhos, ainda mais quando o trabalho é caminhar nesse dia solar pela Redenção, seguindo pela rua da República até o Gasômetro fazendo fotos. Para ela, o primeiro frila vendido para o centro do país. Para mim, um passeio chapado por uma cidade louca para arejar suas entranhas sob o sol.

Fazia tempo que não via tanta gente junta. Na verdade, durante as semanas, pelas ruas dessa cidade, ou parado vadiando no centro de Bento Gonçalves, havia também muita gente. Mas era gente de outra ordem. Era gente em trânsito, atravessando rotas, com o olhar pré-fixado em algum destino.

Aqui não. Aquele ruivo por trás da boina e do tambor não queria chegar em lugar algum. Bem como aquele casal que sentou pra descansar e pediu uma água para o vendedor de algodão doce. E até aquele odioso ciclista que quase nos atrapelou ao surgir repentina e velozmente no vão entre dois carros estacionados.

Todos tinham o brilho do olhar de quem realmente estava ali, não havia nenhuma idéia fixa e nem rota a traçar. Era sem dúvida uma experiência de religação com o instante e o infinito, uma celebração informal ao pó que todos somos. E tudo isso me encheu de esperança.

Thais já lotou o cartão de memória da máquina. Há ainda alguns minutos de sol. Me dá a mão. Deixa, eu carrego tua mochila.

IMG_7949

IMG_7991
Texto: Ale Lucchese
Fotos: Thais Brandão
Deixe um comentário

