Processo cruzado (X-pro)

Há longas autoestradas que não nos levam a lugar algum; e há vicinais tortuosas e cheias de percalços que nos fazem acreditar que estamos completamente perdidos que até demoramos a perceber quando chegamos ao nosso verdadeiros destino. O poeta Wladymir Ungaretti pegou uma dessas estradas do segundo tipo há pouco tempo: seu blog Ponto de Vista está sob censura devido a um processo judicial que Ungaretti está enfrentando devido a críticas que fez ao trabalho de um fotógrafo da grande imprensa gaúcha.

Mal sabia Ungaretti que a limitação de assuntos  sobre os quais poderia escrever no Ponto de Vista fez com que ele se dedicasse com mais afinco a um tema que era marginal naquele veículo: a fotografia. Em seu post de hoje, ele publicou algumas fotos minhas que fazem parte de um ensaio que fiz em x-pro (processo cruzado) na orla do lago-ou-rio Guaíba. Seguem aí outras fotos desse trabalho.

guaiba1

guaiba2

guaiba3

guaiba4

guaiba5

guaiba6

Imagens feitas com uma Nikon N80, slide Sensia Iso 100 revelado como se fosse um negativo (processo cruzado), scaneadas direto do slide, sem ajustes digitais posteriores. Revelar slides como se fossem negativos é mais barato, aumenta contrastes e troca as cores da imagem dando essa impressão de que as fotos tomaram chá de cogumelo. Experimente.

Texto e fotos: Ale Lucchese
Anúncios

Um comentário sobre “Processo cruzado (X-pro)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s