O mês do Woodstock

wood_bubble

De 15 a 18 de agosto deste ano serão comemorados os quarenta anos do festival de Woodstock. Pode crer que esse mês vai ser cheio de matérias, retrospectivas e lançamentos e relançamentos de produtos a respeito dos três dias de paz, amor e música. Os Estrangeiros não tem medo de ser tachado de pouco original e vai fazer o mesmo aqui neste espaço.

Roberto Muggiati, em seu livro “Rock: o grito e o mito”, faz uma completa restrospectiva a respeito dos movimento contraculturais do fim da década de 1960 e suas interseções com movimentos sociais e políticos nos Estados Unidos. Nos EUA, os malucos fizeram alianças com a Nova Esquerda, fundaram partidos e realizaram diversas manifestações públicas – em 1967, hippies e jovens de toda sorte deram as mãos em volta do Pentágono, na certeza de que se ficassem bem concentrados fariam aquele prédio levitar.

Aqui no Brasil o movimento não chegou tão perto do poder institucionalizado, nem teve protestos tão originais. No entanto, recebemos a influência cultural no comportamento e na música: comunidades rurais de hippies floresciam, assim como o psicodelismo tropicalista.

Sem dúvida, a aglomeração de meio milhão de seres humanos em uma fazenda envoltos em lúdico, lisérgico e pacífico contentamente foi um dos principais difusores em escala global da contracultura. Parecia a suprema vitória de uma nova consciência. Mas, como Muggiati bem aponta, todo essa euforia do final dos anos 1960 cabe na última frase do filme A chinesa de Godard: “Eu pensava ter dado um grande salto para a frente e percebo que na verdade apenas ensaiei os tímidos primeiros passos de uma longa marcha”.

Texto: Ale Lucchese
Fotos: John Dominis, da revista Time – para ver mais clique aqui.
Anúncios

2 comentários sobre “O mês do Woodstock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s