Imagens sem controle

a1

O processamento de dados não tolera o acaso. Se você está conseguindo ler isso é porque nenhum acaso se intrometeu entre os ordenadores de informação que são o meu e o seu computador. Mas eu você, pelo menos por enquanto, não somos computadores. E pode crer que nesse processo que tenta coordenar nossos horários, expectativas, emoções e sonhos – e que tem conseguido reduzir a subjetividade de alguns de nossos exemplares a um circuito interno de uma máquina de processar cartões de estacionamento – existem iniciativas pululando por aí tentando nos lembrar de um fato de fundamental importância: sim, estamos vivos.

Depois de matutar muito, descobri que criar imagens com filmes negativos dentro de uma caixa de fósforos coberta de fita isolante é uma atividade libertadora. Não há como controlar a quantidade de luz que irá formar a imagem, e o tempo de exposição da luz sobre o filme vai do empirismo e do humor de quem está lidando com a caixa. Não é nem mesmo possível prever o enquadramento através de um visor. E é maravilhosamente satisfatório ou frustrante pegar as imagens ampliadas em papel e aceitar o acaso que permeia tudo isso. Claridades, obscuridades, tremores, recortes: a poesia do descontrole.

02

03

pin

Texto: Ale Lucchese
Fotos: Ale Lucchese e Thais Brandão (Ale com pinlux)
Anúncios

2 comentários sobre “Imagens sem controle

  1. Uma experiencia realmente curiosa. Inquietante, talvez, pela ansiedade que deve causar pelo revelação do filme.
    Diria que o charme dos modelos da primeira foto é visível, porém a segunda ficou linda. Meio surreal, talvez…

  2. Isso é bem verdade, Dé! A história de depender de alguém pra revelar, e depois ver tudo é mto legal. Tem gente q diz q consegue fazer isso com o photoshop, e realmente acredito que é possível chegar a um resultado próximo disso. Mas o q torna td tão especial não pe apenas o resultado, mas também o processo.

    E ficou um barato mesmo os modelos de guarda-chuva. Acho q essa é a esquina da tua casa, não?

    Valeu, beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s